As Plataformas Vibratórias surgiram por volta de 1970 na ex-união Soviética e a sua origem deveu-se a nesta altura os astronautas inseridos no programa de exploração do espaço, apresentavam uma grande perda de massa óssea e muscular após estadia em espaço em resultado da ausência de gravidade

Com este problema a necessidade passava por aumentar a densidade óssea dos astronautas. Perante isto foram realizados vários estudos de onde se chegou a conclusão que a vibração proporcionava um aumento da massa óssea bem como o fortalecimento dos músculos

Perante os resultados dos estudos foram feitas pesquisas para criar um aparelho que tivessea capacidade de produzir movimentos vibratórios e oscilatórios, e surgiu assim a plataforma Vibratória.

Graças a esta recoberta os russos conseguiam permanecer durante mais tempo em orbita sem perda de massa óssea e muscular.

Com estes benefícios a plataforma vibratória estendeu-se a outros campos como tratamento de osteoporose, melhoria do desempenho em atletas de alta competição e posteriormente em tratamentos de estética como por exemplo redução da celulite.